Ensaio do Emanuel

09 dezembro 2011

As vezes penso que as coisas estão difíceis demais, dá vontade de sumir por um tempo ou até desistir por causa de algumas situações que acontecem, mas Deus sempre nos dá uma chance de ver que apesar dos problemas, tem coisas que compensam e são maiores que tudo isso. Não sei se todo mundo tem essa oportunidade, mas o meu trabalho me proporciona muitos momentos felizes que guardo pra sempre e me dão novo fôlego pra prosseguir.
Tem clientes que chegam e vão embora e não temos mais contato, mas tem alguns que acabam virando amigos e começam a fazer parte da nossa vida. Tenho clientes que até foram no meu casamento, nossa é muito gratificante conseguir manter um contato tão bom desse jeito.
A Josiane mãe do Emanuel por exemplo, fiquei conhecendo a pouco tempo, nos vimos duas vezes até agora, no dia que ela veio no estúdio e no dia das fotos do Manu, e sábado que vem 10/12 é o aniversário dele e vou estar lá também. Mas mesmo com pouco contato, percebi uma pessoa tão batalhadora, uma mulher de Deus realmente, e que como eu passa por lutas, mas persevera. Foi muito bom conhecer essa mocinha, com carinha de menina, mas que já é mamãe de um rapazinho muito abençoado. Adorei fotografar o Manu que não parava quieto e ainda fez amizade com um cachorrinho e umas crianças que estavam na praça...
Nos dias que fiz essas fotos eu estava chateada por uma situação com uma quase cliente que eu já estava com o contrato pronto e com a data agendada, mas ela preferiu trocar meu trabalho por um desconto (que tenho certeza que foi mínimo). Eu tenho dificuldade de entender essas situações, não sei se porque eu consigo ver que a fotografia é muito mais que um arquivo digital ou um pedaço de papel, que é um registro da história de cada um, é algo que vai muito além disso e é o que conseguimos guardar pra sempre da nossa infância, da nossa gestação, do nosso casamento ou de qualquer momento importante ou simplesmente do nosso dia a dia... enfim, muitas pessoas não dão o devido valor ao trabalho que dedicamos com tanto carinho, estudamos e estudamos, investimos alto em equipamentos, investimos nosso tempo e vem uma pessoa e só tá interessada no desconto. Acho que essa pessoa não pensa que o desconto no valor, pode ser também um desconto na qualidade desse trabalho. Pra quem está interessando só em tirar fotos pode ser resolver, mas o nosso trabalho é fotografar momentos de emoção, descontração, carinho, cumplicidade, amor, e não simplesmente "tirar fotos".
E quando vou fotografar para clientes como a Josiane, a Dione mãe da Esther (que vocês já viram muito por aqui) e muitas outras que dão um depoimento emocionante de como gostaram e se emocionaram com as fotos, ai eu vejo que vale a pena, e é pra essas pessoas que trabalho, pois sei que muitas outras virão, mesmo que alguns não valorizem, ainda existem muitas pessoas que enxergam o verdadeiro valor da fotografia...



























2 comentários: